Rayssa Gomes
02 de Setembro de
2024
Resenha: Protetor Solar Mineral Facial FPS 35 Souvie
A resenha do Protetor Solar Mineral Facial FPS 35 Souvie é uma das mais procuradas por quem tem pele sensível, por quem gosta dos cosméticos naturais ou quer evitar os filtros químicos por serem polêmicos.
Independentemente do motivo pela preferência aos filtros minerais, o protetor da Souvie agrada a muitas pessoas, principalmente devido à sua composição.
Mas tenho algumas considerações importantes para compartilhar com você sobre esse produto. Então, acompanhe para entender melhor!
O que a marca diz sobre o Protetor Souvie
Sabia que esse produto da Souvie é o primeiro protetor solar orgânico certificado pela Ecocert Greenlife no Brasil? Além disso, é vegano, hipoalergênico e fácil de aplicar. Dessa forma, tem rápida absorção e não deixa resíduo branco.
Para a fotoproteção mineral, escolhemos o Óxido de Zinco não-nano, uma opção segura para os recifes. Afinal, firmando o compromisso com a causa, o nosso fornecedor para esse ingrediente é membro da Coral Reef Alliance, uma ONG cuja missão é salvar os recifes de corais.
Outro ponto incrível é o fato de ser compatível com diferentes tons e tipos de pele. Por isso, se busca um protetor solar facial para pele oleosa, essa é uma ótima opção!
47,8% dos ingredientes provenientes da agricultura orgânica e 99,7% de ingredientes de origem natural.
SEM FRAGRÂNCIA.
DERMATOLOGICAMENTE TESTADO.
HIPOALERGÊNICO.
Análise da composição
Água da Flor de Gerânio*, Óxido de Zinco, Undecano, Triglicerídeo Caprílico/cáprico, Tridecano, Propanodiol, Dióxido de Silício, Polihidroxiestearato de Poliglicerila-6, Pentilenoglicol, Sulfato de Magnésio, Ácido Poliidroxiesteárico, Polirricinoleato de Poliglicerila-6, Suco da Folha de Aloe Vera*, Pululana, Frutose, Goma Xantana, Tocoferol, Água, Bisabolol*, Poliglicerina-6, Glicerol, Sorbitol, Benzoato de Sódio, Extrato da Raiz de Ginseng-indiano*, Ácido Benzóico, Trealose, Goma de Acácia Senegal, Sorbato de Potássio, Ácido Cítrico. *Ingredientes provenientes da agricultura orgânica.
A lista de ingredientes é hipoalergênica e natural. O único filtro presente é o óxido de zinco não nano, o que oferece, portanto, uma proteção considerada física.
Também possui alguns ingredientes calmantes e antioxidantes, sendo o alfa-bisabolol, o extrato de ginseng indiano e o hidrolato de gerânio.
A ausência de filtros químicos, fragrâncias, conservantes tradicionais e outros ingredientes mais alergênicos é realmente uma vantagem para as peles sensíveis e intolerantes aos protetores convencionais.
Apresentação do produto: embalagem, quantidade, preço
O Protetor Solar Mineral FPS 35 Souvie antes tinha uma embalagem diferente, era um frasco de alumínio com pump, e, ao que parece, dava muito problema. Vários clientes da marca reclamaram que o produto não saía, mesmo que o frasco estivesse cheio.
A marca ouviu seus consumidores e trocou para uma embalagem mais funcional, sendo uma bisnaga de alumínio, resolvendo assim o inconveniente.
Começo então destacando a praticidade e a beleza da embalagem. Amo bisnagas de alumínio, acho que as mesmas têm um charme especial, que remetem aos produtos farmacêuticos e vintages.
A bisnaga de alumínio oferece a vantagem de proteger o produto contra a entrada de ar, já que quando se aperta a bisnaga esta deforma e não retorna à sua forma original.
Isso é muito interessante para a conservação do produto, especialmente quando os ingredientes conservantes são mais naturais e talvez menos potentes.
São 60 mL de produto, o que é maior que a grande maioria dos protetores faciais do mercado e custa em torno de R$ 170,00. O preço elevado se explica pelo valor agregado das matérias-primas e o selo de certificado orgânico conquistado pela marca, o que, claro, eleva o seu custo.
Textura, sensorial e performance
A textura é espessa, semelhante a uma pasta. Isso é devido à alta concentração de óxido de zinco, que por sua vez é na forma de pó, criando assim uma textura “grossa”.
Isso torna a espalhabilidade do produto mais trabalhosa, gerando um pouco de atrito dos dedos na pele. Mas depois de bem aplicado, praticamente não se vê o produto na pele e o efeito esbranquiçado é pouco.
É claro que fica um pouco esbranquiçado sim, mas dá para disfarçar tranquilamente com maquiagem.
O sensorial é um toque seco confortável, mas que pode deixar a pele mais sequinha ao longo do dia, o que é perfeito para as peles oleosas. Mas se a pele for seca, aconselho a utilizar um hidratante antes.
É um protetor resistente à água, eu diria até que muito resistente para um produto natural. Tanto que só consigo retirá-lo por completo com um limpador mais potente à base de óleo.
Ao longo do dia a pele se mantem confortável, não piora a oleosidade e nem resseca, desde que use hidratante antes. Mas o melhor mesmo é como a pele fica ao final do dia, parecendo um “veludo”. Isso é devido, possivelmente, à alta concentração de óxido de zinco.
Os benefícios do Óxido de Zinco para a pele
O óxido de zinco possui benefícios que vão além de só proteger contra a radiação solar. O ingrediente tem também ação calmante, adstringente e até cicatrizante.
Não à toa esse ingrediente está presente em vários produtos de farmácia, das pomadas de bebê, pastas d’água e até produtos regeneradores da pele, como por exemplo o Cicalfate da Avene, que ajuda a regenerar pequenas áreas, e o que tem em sua composição? Claro, óxido de zinco!
Outra vantagem do óxido de zinco como filtro solar é não deixar a pele muito esbranquiçada, ao contrário do Dióxido de Titânio, outro filtro mineral mas que costuma deixar a pele bem branca, tipo fantasminha mesmo.
Bom, é isso! O Protetor Solar Mineral Souvie é uma excelente opção para as peles sensíveis e para os apaixonados por beleza natural e sustentável.
Até a próxima!
"As resenhas trazem as características gerais do produto, a minha opinião como farmacêutica, bem como a minha experiência pessoal de uso. Mas cada pele é única! Portanto, o objetivo é sempre ajudar você a fazer melhores escolhas para a sua pele a partir das informações aqui descritas."