Image
Rayssa Gomes 13 de Junho de 2024

Resenha: Vale a pena o Avene Protetor Solar Compacto com Cor FPS 50?

A resenha do Avene protetor solar compacto com cor fps 50 é para você que busca a junção entre proteção solar e maquiagem, seja pela praticidade no dia a dia ou pela proteção mais eficiente.

Imagem do protetor solar compacto com cor da Avene

É um fato bem conhecido que os protetores com cor protegem melhor a pele, já que estes barram a luz visível, tanto a emitida pelo sol quanto a emitida pelas luzes artificiais de lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos.

Essa prevenção à luz visível é importante para prevenir a formação de radicais livres e o aparecimento (ou mesmo a piora) de alguns tipos de manchas, como por exemplo o melasma.

No meu caso, tenho pele sensível com rosácea e já notei que ficar de frente a tela de computador ou celular, sem estar com uma camada de cor na pele, tende a agravar a minha vermelhidão.

Logo, gosto muito da ideia de unir proteção solar com maquiagem em um mesmo produto. Além da eficiência na proteção, a rotina de beleza torna-se mais prática para quem se maquia.

Contudo, tenho algumas observações para te contar sobre o Avene Protetor Solar Compacto para você que está interessada nesse produto. Confira!

O que a Avene diz sobre o Protetor Solar Compacto com Cor FPS 50?

Proteção mineral alta e 100% estável para peles intolerantes e sensíveis. Sem perfume, ele oferece muito boa tolerância e alta proteção contra raios UVB e UVA (curtos e longos). Um poderoso antioxidante, Pré-vitamina E (pré-tocoferil) proporciona proteção celular contra radicais livres. Ele ajuda a disfarçar as imperfeições e a uniformizar a tonalidade da pele, proporcionando uma pele natural, uniforme e matificada.

Análise da composição

DIMETHICONE. TITANIUM DIOXIDE [NANO]. HYDROGENATED POLYISOBUTENE. TITANIUM DIOXIDE (CI 77891). PHENYL TRIMETHICONE. ISODECYL NEOPENTANOATE. ZINC OXIDE [NANO]. SQUALANE. TALC. ETHYLHEXYL HYDROXYSTEARATE. POLYETHYLENE. IRON OXIDES (CI 77492) (CI 77491) (CI 77499). POLYMETHYL METHACRYLATE. SILICA. POLYGLYCERYL-3 DIISOSTEARATE. ALUMINA. STEARIC ACID. AVENE THERMAL SPRING WATER (AVENE AQUA). BEESWAX (CERA ALBA). BHT. CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE. MICROCRYSTALLINE WAX (CERA MICROCRISTALLINA). PHENOXYETHANOL. TOCOPHEROL. TOCOPHERYL GLUCOSIDE. TRIBEHENIN. TRIETHOXYCAPRYLYLSILANE. WATER (AQUA)

A composição é de fato muito boa para a pele sensível, já que não inclui filtros químicos, além de não ter fragrância ou conservantes mais irritativos e alergêncios.

Possui esqualano e cera de abelha que contribem com a hidratação e efeito emoliente, além de vitamina E que é um antioxidante que ajuda no reforço da pele frente a radição solar.

Para ajudar no controle da oleosidade conta com a sílica que absorve o excesso de sebo, além dos próprios filtros minerais que também são absorventes da oleosidade.

E para fechar com chave de ouro possui a famosa água termal da marca, que promete suavizar a pele.

Apresentação do produto: embalagem, quantidade, preço

A embalagem do Avene Protetor Solar Compacto com cor é um estojo de plástico branco, com espelho e uma esponja para a aplicação que não fica em contato com o produto quando fechado.

O design é minimalista e funcional. Acho bem linda essa estética de cosmético francês de farmácia que usa a cor branca para remeter a algo mais “dermatológico”.

São 10 g de produto, o que não é muito, mas está dentro do usual. Essa informação da quantidade é importante, mais a frente você entenderá o por quê.

O preço fica em torno de R$ 150,00, mas dá para encontrar boas promoções em farmácias ou lojas especializadas.

São apenas duas cores disponíveis: Sable e Dore, duas cores com subtom mais quente. O que é poquíssimo visto a variedade de cor e tons de pele existentes.

Textura, sensorial e performance

A textura é cremosa e macia, sendo fácil de aplicar com a esponja dando leves batidinhas.

Imagem mostrando a embalagem e textura do protetor solar compacto com cor Avene

Sem esforço, conseguimos uma cobertura uniforme que disfarça manchinhas e vermelhidões.

A cobertura é leve mas passível de construir camadas sem ficar com aspecto pesado. Com apenas uma camada já uniformizou as olheiras e umas manchinhas de hiperpigmentação pós-inflamatória de acne que tive na lateral do rosto, próximo à boca.

Imagem da aplicação no rosto do protetor solar compacto com cor da Avene

O acabamento é hidratante (embora a alegação é que seja matte) deixando um leve brilho na pele, mas que pode ser disfarçado com pó em zonas mais oleosas, como nariz, queixo e testa.

Particularmente prefiro acabamento hidratante que deixa um aspecto de pele natural, ao invés de acabamento matte que acaba ressecando a minha pele, especialmente nas bochechas e na região da olheira.

Então para mim, a tetxura é perfeita. Embora não controle a oleosidade, não sinto que agrave essa questão e também não tive acne com o uso.

Mas aqui tem um ponto importante, embora fique com aparência hidratada, se a pele estiver descamando ou com muita textura, vai marcar e evidenciar essa área.

Então minha sugestão é manter a esfoliação em dia e a pele sempre hidratada para evitar "casquinhas" marcadas.

Sobre as cores não há muito o que dizer, apenas que são pouquíssimas e com subtom quente.

Mas para fins de comparação, a minha cor é a Sable que é a mais clara. Fico com o rosto levemente bronzeado (apesar de não dar para ver nas fotos).

Infelizmente, sinto um leve desconforto ocular depois de algumas horas de uso desse produto. O que acontece é que o suor e a oleosidade que vão se formando ao longo do dia, fazem o produto cair para dentro dos olhos.

Mas, consigo evitar isso aplicando um pouco de pó na região da olheira e das pálpebras. Isso evita que o produto ''escorra'' para dentro dos olhos.

A questão ocular é algo muito individual, mas acho importante compartilhar. Falo como uma pessoa que tem bastante sensibilidade nos olhos, incluindo a rosácea ocular.

Vale a pena como protetor solar?

Um ponto extremante importante de dizer é: Não utilize o Protetor Solar Compacto com cor da Avene como o seu único protetor, se você for se expor ao sol.

"Mas como assim Rayssa?" Vou te explicar!

Lembra que eu mencionei lá em cima que falaria sobre a quantidade do produto? Pois bem! Para alcançarmos o FPS 50 descrito no rótulo, precisamos utilizar cerca de 2 mg de produto para cada centímetro quadrado de pele.

Isso equivale a mais ou menos 1 grama de produto só para a face. Então, já dá para deduzir que fica inviável usar 1 grama no rosto. Essa quantidade deixaria o rosto super pesado e o produto duraria apenas 10 usos, já que são 10 gramas de produto!

Então, minha sugestão é para não usar esse tipo de protetor na forma compacta como o seu único protetor solar, se houver exposição.

Para isso, utilize um protetor fluido antes e só depois aplique o compacto para reforçar a proteção e maquiar a pele.

Agora, se não houver exposição direta ao sol, como para quem trabalha em ambiante fechado, não há problemas em utilizá-lo sozinho.

Bom é isso! Acho que vale muito a pena usar o Protetor Solar Compacto com Cor FPS 50 da Avene por fornecer uma proteção extra contra a radiação solar e proteger contra à luz visível, algo imprescindível para evitar o agravamento de melasma e rosácea, por exemplo.

No final das contas, é uma excelente base para quem tem pele sensível ou com manchas e tem dificuldade em encontrar maquiagem que não cause irritação cutânea.

A questão é realmente a cartela de cores. Tirando isso, é um ótimo produto!

As resenhas trazem as características gerais do produto, a minha opinião como profissional Farmacêutica, bem como a minha experiência pessoal de uso. Lembrando que tenho pele sensível, com rosácea e propensa à acne. Mas cada pele é única! Portanto, o objetivo é sempre ajudar você a fazer melhores escolhas para a sua pele a partir das informações aqui descritas.

Share

Relacionados

Saiba o que é rosácea e quais são as suas características

Finalmente entenda o que é rosácea - tudo explicado

Você já teve dúvidas se a rosácea é somente um problema de pele ou é vascular também? É uma doença autoimune? Tem relação com a acne, gastrite ou outras comorbidades? Como tratar a rosácea? Quais cosméticos são recomendados...

Os ingredientes ruins para as peles sensíveis

Produto para pele sensível - quais ingredientes evitar?

A pele sensível é um subtipo de pele independentemente se ela é do tipo oleosa, mista, seca ou normal. Se caracteriza por sensibilidade aumentada a diversos fatores internos e externos. Dentre estes, os cosméticos inadequados configuram a maior causa de irritação...

Como praticar o autocuidado

Autocuidado - o que é e como pôr em prática

O autocuidado está bastante relacionado aos cuidados com a pele, e sim, faz todo o sentido! Afinal, o skincare deve ser uma experiência agradável e que traga benefícios. Mas saiba que esse termo é amplo e vai muito além...

Loading...